PUBLICAÇÕES

Neste espaço, disponibilizamos uma relação de publicações do GPCAL e de seus integrantes. Algumas estão disponíveis online. Basta clicar nos links.

BRITO, C.C.P.; RIBAS, F.C. Como se forma um professor de língua inglesa? Reflexões a partir da reforma curricular de um curso de Letras. Revista Letras Raras, v.8, n. 3, p. 9-35, 2019.

HASHIGUTI, S.T.; BRITO, C.C.P.; RIBAS, F.C. Escuta crítica: formação docente em Letras, presencial e a distância. Uberlândia: EDUFU, 2019.

HASHIGUTI, S. T. ; TAGATA, WILLIAM MINEO (Org.). Corpos, imagens e discursos híbridos. 1. ed. Campinas: Pontes Editora, 2016. v. 1. 254p .

PERINE, C. M.; RIBAS, F. C. . Ler, debater, refletir e postar: em busca de novas perspectivas na formação de professores de línguas a partir de uma disciplina sobre crenças na pós-graduação. Revista do SELL, v. 4, p. 1-16, 2014.

QUEIROZ, A.R.; RIBAS, F.C.; SÁ, L. C.B.M.; PONTES, M.A.C. Tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas: reflexões e propostas pedagógicas na e para além da pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 

RIBAS, F.C. Formando professores para o ensino crítico de línguas. Revista Porto das Letras, v. 8, n. 3, p. 9-33, 2022.

RIBAS, F.C. Tecnologias digitais e ensino de língua inglesa na educação básica: o que revelam as pesquisas em Linguística Aplicada? In: LACERDA, M.M; SOUZA, J.R. (Org.). Tecnologias e o ensino de línguas. Jundiaí: Paco Editorial, 2021, p. 29-59.

RIBAS, F.C. Política de ensino de língua inglesa: a BNCC versus as pesquisas sobre letramento digital e uso de tecnologias digitais. In: SILVA, K.A.; XAVIER, R.P. (org.). Múltiplos olhares para a Base Nacional Comum Curricular: Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2021, p. 221-240.

RIBAS, F.C. Base nacional comum curricular e o ensino de língua inglesa: refletindo sobre cidadania, diversidade e criticidade à luz do Letramento Crítico. Domínios de linguagem, v. 12, n.3, p. 1784-1824, 2018.

RIBAS, F.C. Formar professores de língua inglesa à distância: Novas práticas, antigos desafios? In: ROCHA, N.; RODRIGUES, A.; CAVALARI, S. (Org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. São Paulo: Cultura acadêmica, 2018, p. 107-126. Disponível em: http://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-trilhas-linguisticas-n30—e-book.pdf

RIBAS, F. C. Formação de professores de língua inglesa a distância: atividades de reflexão em fóruns de discussão, Fórum linguístico, v.13, n. 1, p.1037 – 1054, 2016.

RIBAS, F. A prática reflexiva de um professor de inglês pré-serviço em um programa pró-docência. In: HASHIGUTI, T. (Org.). Linguística aplicada e ensino de línguas estrangeiras: práticas e questões sobre e para a formação docente. Curitiba: CRV, p. 59-83, 2013.

RIBAS, F. A motivação do professor de inglês em contexto de escola pública. In: SILVA, K.A.; DANIEL, F.G.; KANEKO-MARQUES, S.M.; SALOMÃO, A.C.B. (Org.).   A formação de professores de línguas: novos olhares – volume II. Campinas: Pontes, 2012, p. 183-204.

RIBAS, F. The motivation of EFL public school teachers: what can self-theories tell us? Horizontes de Linguística Aplicada, v. 11, n. 2, p. 13-38, 2012. 

RIBAS, F. O aspecto emocional do ensino de inglês como língua estrangeira: o que motiva e o que preocupa p professor pré-serviço no Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL, XVI, 2012, Alcalá de Henares. Anais do XVI Congresso internacional da ALFAL. Alcalá de Henares: s.n., 2012, p. 3061-3069.

RIBAS, F. Conscientização cultural: repercussões na motivação de alunos da escola pública. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 329-347, 2009.

RIBAS, F. The role of self-concepts in students’ motivation in the Brazilian EFL context. Linguagem e ensino, v. 12, n. 2, p. 463-486, 2009.

RIBAS, F.C.; PERINE, C.M. Práticas de feedback em um curso de formação de professores de língua inglesa a distância. Domínios de linguagem, v. 14, n. 1, p. 157-195, 2020.

RIBAS, F.C.; PERINE, C.M. What does it mean to be an English teacher in Brazil? Student teachers’ beliefs through narratives in a distance education programme. Applied Linguistics Review, v. 9, n. 2-3, p. 273-305, 2018.

RIBAS, F.C.; PERINE, C. M. Online discussion forums: a tool for stimulating language teachers’ interaction and reflection. Formamente: International Research Journal on Digital Future. , v.2011/1-2, p.87 – 105, 2016.

RIBAS, F. C.; PERINE, C. M. Fóruns de discussão virtual: ferramenta de estímulo à interação e à reflexão de professores de línguas. Línguas & Letras (Online). , v.17, p.187 – 209, 2016.

RIBAS, F. C.; PERINE, C.M. O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?. Signum. Estudos de Linguagem, v.17, n. 1, p.245 – 271, 2014.

RIBAS, F.; PERINE, C.M. Crenças e motivação de graduandos em uma disciplina de inglês instrumental via Moodle. In: FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA, II, 2012, Uberlândia. Anais do II Fórum internacional sobre prática docente universitária. Uberlândia: s.n., 2012,  p. 52-63.

RIBAS, F. C. ; PERINE, C. M. ; FERNANDES, G.M.F . O que você sabe sobre o Canadá e os Estudos Canadenses? Crenças de discentes do curso de Letras. Interfaces Brasil/Canadá, v. 14, p. 152-180, 2014.

RIBAS, F. C.; RODRIGUES, J.; MUENCHOW, N. A utilização de softwares para o ensino de inglês como L2: o Edilim como ferramenta para promover a aprendizagem na sala de aula invertida. VEREDAS – REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS. , v.21, p.1 – 19, 2017.

RIBAS, F.C.; TAGATA, W.M. Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia. Revista Soletras, n.35, p. 97-120, 2018.

RIBAS, F.; TAGATA, W.M. A plataforma Moodle na pós-graduação: duas experiências de uso de fóruns de discussão. In: JESUS, D.M.; MACIEL, R.F. (Org.) Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Campinas: Pontes, 2015, p. 355-381.

TAGATA, W. M. Let’s all play it by ear: desenvolvendo a oralidade em língua inglesa em uma perspectiva decolonial crítica. In: FOGAÇA, Francisco; SILVA, Kleber Aparecido da; HALU, Regina. (Org.). Criticidade e educação linguística: experiências e práticas em contextos (super)diversos. Campinas: Pontes Editores, 2022, p. 319-336.

TAGATA, W. M. In my shoes: empathy and critical emotional literacy in EFL lessons. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, p. 17-36, 2022.

TAGATA, W.M. Letramento crítico no ensino de inglês: em busca de uma ética contemporânea. In: BRITO, C.C.P.; RIBAS, F.C.; HASHIGUTI, S.T. (Org.). Escuta crítica. Formação docente em Letras presencial e a distância. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 1, p. 83-113.

TAGATA, W.M. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 1-25, 2017.

TAGATA, W.M.  Developing critical literacy in a PARFOR teaching practicum module. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 237-255, 2016.

TAGATA, W.M. Hibridismo cultural e ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico. FÓLIO – REVISTA DE LETRAS, v. 8, p. 187-212, 2016.

TAGATA, W. M.. Muito além da sala de aula: letramento crítico e ensino de língua inglesa. Revista Leitura, v. 1, p. 321-341, 2014.

 
 
TAGATA, W.M. Letramento crítico, novas tecnologias e  ensino-aprendizagem de língua inglesa. In: CRISTIANINI, A.C.; OTTONI, M.A.R. (Org.). Estudos linguísticos: teoria, prática e ensino. 1ed. Uberlândia: EDUFU, 2016, v. 1, p. 183-205.
 
TAGATA, W. M.. “It?s mine!” Aprendizagem situada e novos letramentos nas aulas de inglês. In: TAKAKI, N.H.; MACIEL, R.F. (Org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 1ed. Campinas: Pontes, 2014, v. , p. 151-170.
 
TAGATA, W. M. Multimodalidade e letramento visual no ensino de línguas: reflexões a partir de uma experiência em sala de aula. In: HASHIGUTI, S.T. (Org.). Linguística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2013, v. , p. 87-106.
 
TAGATA, W.M.; RIBAS, F.C. Rethinking Digital Literacy Practices and Educational Agendas in Times of
Covid-19 Uncertainty. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 2, p. 399-431, 2021.
 
 

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