I Encontro do GPCAL (Grupo de Pesquisa em Cognição, Afetividade e Letramento Crítico)

Dias 09, 10 e 11/11 acontecerá o I Encontro do GPCAL (Grupo de Pesquisa em Cognição, Afetividade e Letramento Crítico). O evento visa promover reflexões sobre questões relativas à linguagem, letramentos e ensino e aprendizagem de línguas, em uma perspectiva crítica e decolonial. Será realizado, de forma online e gratuita, na forma de oficinas, com duração de 2 horas, ministradas por integrantes do GPCAL.
As inscrições já podem ser feitas no link a seguir: https://forms.gle/wAnsZfHKQaeEG59EA

09/11/2022 (quarta-feira)

Oficina 1: 19h – A correção de textos no espaço escolar: possibilidades e desafios.

Resumo: Nesta oficina, visamos discutir o ensino de escrita baseado no trabalho de (re)escrita, pensando em como realizar, de modo produtivo, a correção e a avaliação de textos no espaço escolar, para alunos em fase de alfabetização, sendo o 3º ano do Ensino Fundamental.

10/11/2022 (quinta-feira)

Oficina 2: 8h – Construção de atividades criativas e decoloniais para o ensino de línguas.

Resumo: Nesta oficina, iremos discutir algumas propostas de atividades que possuem um viés decolonial e as possíveis flexibilizações para alunos com necessidades individuais específicas. O desenvolvimento da oficina será com a apresentação de três atividades, voltadas a Português, Inglês e Francês.

Oficina 3: 14h – Ferramentas digitais no ensino e aprendizagem de línguas

Resumo: O professor do século XXI precisa estar preparado para saber lidar com tantas ferramentas digitais, dessa forma, acreditamos na importância do letramento digital na formação do professor, devido a cultura digital em que estamos inseridos. Pensando nisso, o objetivo dessa oficina é promover a reflexão sobre a formação docente em relação ao letramento digital, bem como trabalhar ferramentas digitais como: Nearpod, Google Forms, Genially e Quizziz, para que possam servir como auxílio no processo de ensino e aprendizagem de línguas.

Oficina 4: 19h – Vivências multilíngues para um letramento plural na educação básica

Resumo: Mas afinal, o que é a educação bilíngue? O que a diferencia do tradicional ensino de língua estrangeira? O prestígio da língua inglesa ainda é a principal motivação para a adoção de uma educação bilíngue? Nesse minicurso, tais questões serão problematizadas a partir de uma perspectiva que compreende a educação bilíngue como um termo guarda-chuva, que diz respeito não exclusivamente ao ensino e aprendizagem de duas línguas, mas a uma educação multilíngue concebida a partir de interações linguísticas complexas que não podem ser enumeradas (GARCIA; WEI, 2014). A nossa proposta é, portanto, apresentar e debater noções como bilinguismo, multilinguismo e plurilinguismo e sugerir dinâmicas e jogos envolvendo tais práticas.

11/11/2022 (sexta-feira)

Oficina 5: 13h – Literatura nos primeiros anos de escolarização: a formação de leitores infantis como sujeitos críticos

Resumo: O objetivo desta oficina é apresentar e discutir práticas de letramento (letramento literário, letramento crítico e multiletramentos) na formação de leitores infantis como sujeitos críticos, defendendo, com isso, uma concepção social da leitura literária e uma noção de crítica solidária às diferenças e à pluralidade de valores desses leitores.

Deixe um comentário