DISSERTAÇÕES E TESES

Neste espaço, disponibilizamos uma relação de dissertações e teses defendidas por membros que participaram/participam do GPCAL. Para acessá-las, basta clicar na referência.

ARAÚJO, Paula Serralha. Crenças e experiências de professores no PIBID de Língua Inglesa: interação e ressignificação? 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

BORGES, Sandra Helena. Práticas de letramento na formação de leitores/as infantis como sujeitos críticos: autoetnografia de uma professora no ensino fundamental. 2020. 177 p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, 2020.

CORSINO, Thaís de Sousa. Investigando práticas de letramento: Uma pesquisa documental e bibliográfica acerca da Escola da Ponte. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.241

CRUZ, Renata Cristina Vilaça. Educação bilíngue para surdos : um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

MARTINS, Suéllen Flauzina. Proposta pedagógica baseada em vídeos: impactos para o ensino e aprendizagem da oralidade em língua inglesa na escola pública. 2019. 157 f. Dissertação (Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

MENDONÇA, Jéssica Teixeira de. “Fala, prof!: Professores em diálogo (re)pensando a Educação”: um curso de formação continuada contado pelo viés da autoetnografia. 2021. 163 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI m: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.75.

NOBREGA, Amanda Modolão. O ensino de língua espanhola mediado por tecnologias digitais: aventurando-me por caminhos virtuai. 2016. 98f. : il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

OLIVEIRA, Alessandra Rosa de. Letramento Crítico em tempos de fake news: investigação dos desafios e percepções em uma prática pedagógica de língua inglesa. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

OLIVEIRA, Carla Pereira de. Concepções e crenças no/sobre o documento curricular para Goiás e o ensino de língua inglesa. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5006

PEREIRA, Jackson Rafael Santos. Crenças sobre feedback: um estudo com tutores e alunos em um curso de licenciatura em Letras Inglês a distância. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

PERINE, Cristiane Manzan. Inglês em Rede: crenças e motivação de aprendizes em um curso a distância. 2013. 233f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

PERINE, Cristiane Manzan. Motivação e multiletramentos críticos na aprendizagem de língua inglesa. 2019. 272 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

SANTOS, Andréa Emiliana Fernandes. A motivação em aprender a língua francesa em aulas presenciais e virtuais. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

SOBREIRA, Ana Carla Barros. Letramento nos Andes: um estudo etnográfico acerca da introdução da linguagem escrita nas comunidades indígenas de Coriviri e Machacoya na região do Ayllu Pacajes no altiplano boliviano. 2020. 223 f. Dissertação (Mestrado em Esgtudos Linguisticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

SOUZA, Jacqueline Ribeiro de. Crenças, motivação e agenciamento político de professores de espanhol: formando uma comunidade de prática. 2019. 292 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.