- Novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico
Objetivos: investigar a relevância dos estudos sobre novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico para as reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
- Crenças de alunos e de professores
Objetivo: investigar as crenças de alunos e de professores sobre diversos aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem (e.g. crenças sobre ensinar, aprender, papel do professor, papel do aluno, língua/cultura, avaliação, uso do computador, self) em diferentes contextos de aprendizagem (formais e informais; presenciais e virtuais); analisar a relação entre crenças e outros conceitos, tais como identidade, ansiedade e motivação.
- Motivação do aluno e do professor
Objetivo: investigar características e fatores influenciadores da (des)motivação de alunos e de professores em diferentes contextos de ensino (presencial e virtual); investigar a relação entre motivação e outros conceitos, tais como autonomia, autocrenças e ansiedade.
- Formação de professores de línguas
Objetivo: aprofundar estudos na área de formação de professores em contextos de formação inicial e continuada, considerando a relação com crenças, motivação e letramento crítico.
- Políticas de ensino de línguas
Objetivo: investigar políticas (legislação, currículo, metodologias) que regem o ensino de línguas no Brasil e a formação de professores.