Minicurso de extensão – Ensino crítico de língua inglesa: pressupostos para o trabalho com a BNCC

O minicurso ocorrerá de forma virtual, por meio de atividades síncronas e assíncronas, no período de 03/08 a 30/08/2021. As inscrições estão abertas e vão até 30/07/2021. Para se inscrever, basta acessar o link a seguir:

https://forms.gle/5YLM3BsYnoLMUHTn8

Resumo do minicurso:

Como ressaltam Mattos, Jucá e Jorge (2019, p. 72), “para além de aspectos linguísticos apenas, as disciplinas voltadas para o ensino de língua estrangeira devem contribuir para a formação de indivíduos cidadãos”. O letramento crítico (LC) é uma filosofia de ensino que pode favorecer a formação de sujeitos cidadãos ao considerá-los como sujeitos ativos, participantes de uma variedade de práticas sociais, situados sócio historicamente e que podem transformar a sociedade em que vivem. Nessa perspectiva, língua(gem) é compreendida como prática social e não um sistema abstrato que os sujeitos se valem para se comunicarem (PORTO; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2020). É essa perspectiva de língua como prática social que pretendemos discutir no presente curso, com base nos pressupostos do letramento crítico, e que esperamos que possam orientar um trabalho em torno da Base Nacional Comum Curricular. Dentre os temas de discussão, tem-se: a concepção de criticidade, cidadania e letramento na BNCC, conceito de letramento crítico, o que é ser um professor crítico, como formar alunos críticos na educação básica. O curso terá carga horária de 16 horas, que será ministrada totalmente a distância, divididas entre encontros síncronos e assíncronos. O presente curso de extensão faz parte de um conjunto de ações do Projeto de Pesquisa “Políticas de ensino e de formação de professores de línguas no Brasil: reflexões e ações à luz dos estudos sobre letramentos”, que pretende contribuir para a formação crítica de alunos e professores de línguas.

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